Tortinha de maracujá

Sou viciada em doces, tanto que passo mal de tanta alegria com alimentos ricos em açúcar. Mas, de modo geral, me atraem muito mais os que não são tão doces assim. Se tiver um azedinho então, sucesso! Curto o equilíbrio da coisa.

Louca por mousse de maracujá desde sempre, aqui quis fazer uma tortinha simples de preparar, com um creme leve como o de uma mousse e merengue por cima, mas com aquele gosto azedinho bem presente.

crocecroc_tortademaracuja_5

Modo de preparo

  • Massa 

A massa, além de simples de fazer, pode ainda ser ainda servir de base para qualquer outra torta doce.

Coloque a farinha em um bowl, adicione a manteiga gelada em cubos e misture com a ponta dos dedos até virar uma farofa. Adicione o açúcar, as gemas e a baunilha, misture até que a massa fique homogênea, mas não trabalhe muito para não desenvolver glúten e deixar a massa com cara de pão. Se achar necessário, pode usar um pouco de água gelada. Cubra com plástico filme e leve à geladeira por aproximadamente 30 minutos.

Retire, abra a massa e coloque na forminha com fundo falso. Faça alguns furos e deixe no freezer até ficar bem firme. Leve ao forno pré-aquecido a 200º C por uns 15 minutos até ficar douradinha e bem crocante.

  • Mousse

Para fazer a mousse, você precisa reduzir o suco concentrado. É só cozinhar em fogo baixo até evaporar um pouco da água para não ficar muito líquido. Retire e espere ficar em temperatura ambiente. Bata o creme de leite fresco gelado com o açúcar em ponto de chantilly. Depois, misture delicadamente o suco reduzido ao chantilly.

  • Merengue italiano

Em uma panela, coloque a água e o açúcar e leve ao fogo até chegar no ponto de fio. Se você tiver um termômetro de cozinha, melhor! A temperatura exata da mistura é de 114º C.

Enquanto estiver fazendo a calda, bata as claras com a pitada de sal por aproximadamente 3 minutos em velocidade alta. Vá colocando a calda aos poucos e bata até que o bowl da batedeira esteja frio. Coloque em um saco de confeitar.

  • Montagem

Adicione a mousse na massa assada e fria, decore com o merengue e, caso você tenha um maçarico, essa é a hora de usar para dar aquela queimadinha no merengue. Decore com amêndoas laminadas e leve para a geladeira por, ao menos, duas horas.

 

Fotos: Croc e Croc/Clarissa Luz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *