Torta de banana que é só emoção

Não adianta! Sou apaixonada por crumbles. Acho a farofa com textura crocante sobre a fruta cremosa incrível. Fora que a possibilidade de fazer uma torta só com esses ingredientes é muito tentadora.

Sou a favor de grandes realizações na cozinha: comidas que levam tempo para ficarem prontas, doces elaborados… Mas, em um fim de semana preguiçoso ou em um dia um mais apressado, é bom ter uma receita simples para fazer.

A massa é a mesma da tortinha de maracujá. Você pode fazer em quantidade maior e guardar o que sobrou no freezer. Eu gosto de guardar já na forma, assim quando der vontade de fazer, o trabalho é praticamente inexistente e fica pronta e 30 minutos.

Ah! Qualquer fruta que tiver em casa pode virar o recheio. Além da banana, boas opções são maçã, morango, ameixa ou jabuticaba.

crocecroc_tortadebanana

Modo de preparo 

  • Massa

Em um bowl, misture a farinha peneirada com a manteiga gelada em cubos. Faça uma farofa com a ponta dos dedos, adicione o açúcar, as gemas e o extrato de baunilha. Misture até formar uma massa homogênea. Lembre-se de não mexer muito tempo na massa, pois não queremos que ela desenvolva o glúten, né?

Coloque a massa em uma forma de fundo removível sem untar, pois já tem muita manteiga. Fure o fundo com um garfo e leve para o freezer por mais ou menos 20 minutos. Depois, leve ao forno preaquecido a 200° C por aproximadamente 10 minutos até ficar pré-cozida mas cuide para não dourar.

  • Recheio

Corte as bananas em rodelas e leve ao fogo com o açúcar até caramelizar. Reserve.

  • Farofa

Pique as nozes de um jeito rústico. Em um bowl, misture todos os ingredientes secos, adicione a manteiga gelada em cubos e faça uma farofa com a ponta dos dedos e com cuidado para não virar uma massa. Adicione as nozes picadas.

  • Finalização

Coloque as bananas sobre a massa pré-assada e cubra com a farofa. Leve ao forno pré-aquecido a 200° C por aproximadamente 25 minutos ou até dourar e ficar crocante.

 

Fotos: Croc & Croc/Clarissa Luz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *