Pavlova love

Têm receitas que são quase perfeitas. Os sabores são equilibrados, os ingredientes se completam e ainda por cima são visualmente lindas. É, sem dúvida, o caso da pavlova. Meu namorado até a apelidou de “pavlova love”, já que ela é mesmo puro amor.

A história do doce é bonita por natureza. Foi criado em homenagem à bailarina russa Anna Pavlova em uma viagem que ela fez para à Oceania. Mas, sua origem é incerta já que uns dizem ter sido feito na Nova Zelândia, outros, na Austrália. Mas, isso não importa. O que vale mesmo é que a receita é maravilhosa. Obrigada Anna Pavlova!

crocecroc_pavlova_receita

Modo de preparo

  • Merengue

Para fazer um merengue francês normal, bata as claras em uma batedeira com velocidade média até que comecem a espumar e só então adicione a metade do açúcar. Bata mais um pouco,  junte o restante até que ele desapareça completamente – isso pode demorar um pouquinho. Quando passar o dedo e não sentir mais os cristais adicione o amido de milho, o cremor tártaro (ou vinagre) e a baunilha.

Em uma forma forrada com papel manteiga ou silpat (tapete de silicone), molde com uma colher a base da pavlova como nas fotos acima e, com outra colher, faça um buraquinho no meio dela para colocar o chantilly.

Leve ao forno pré-aquecido entre 110° C  e 120° C – bem baixo mesmo –, por aproximadamente 1 hora e meia. Se não tiver um forno com esta temperatura, coloque uma colher de pau entre a porta. A ideia é secar o merengue, mas sem ficar dourado. Se começar a dourar, abaixe o fogo ou desligue por um tempo. Vá testando, é bem simples quando conhecemos nosso forno direitinho. Desligue e deixe esfriar lá dentro mesmo para terminar de secar.

Dica: Eu coloquei uma minigota de corante rosa para dar uma cor suave na pavlova, mas isso é opcional.

  • Chantilly

Bata os ingredientes até o ponto de chantilly. Reserve. Não esqueça que o creme de leite fresco deve estar bem gelado.

  • Montagem

Assim que as bases estiverem frias, afunde com cuidado o meio delas para ter mais espaço e coloque o chantilly. Finalize com as frutas.

 

Fotos: Croc & Croc/Clarissa Luz

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *