Pães artesanais são a aposta do Fermentados Pães

De centeio, de campanha, brioches, ciabattas… Ficou com água na boca? A gente também. Por isso, fomos conhecer  o Fermentados Pães, uma pequena fábrica que vem investindo na produção artesanal. Criado há poucos meses pelos paulistanos Danilo Costabile e Erio Fenocchi, seus produtos já invadiram bares e cafés e, claro, podem chegar quentinhos até a porta da sua casa.

 

image

 

QUEM FAZ:

Danilo Costabile (à esquerda na foto) – Ele é paulistano, formado em Arquitetura e Urbanismo, mas  sempre trabalhou em editoras e agências como diretor de arte e criação. “Por dez anos fiquei focado nessa área até que, em 2012, um amigo me apresentou o universo da produção artesanal de pães”. Naquele momento, ele entendeu que era aquilo que queria fazer da vida. Continuou quietinho no seu trabalho, mas sempre projetando como seria a transição até que decidiu largar tudo e investir de uma vez  no novo negócio.

Erio Fenocchi – Também nascido na capital paulista, Erio largou a faculdade de Direito para cursar Gastronomia, sua grande paixão. Depois de formado, fez um estágio na Osteria Francescana do chef Massimo Bottura, em Modena na Itália (terra natal de seu pai), onde passou alguns meses fazendo os pães servidos no restaurante. De lá partiu para Londres onde conheceu várias padarias que trabalhavam com fermentação natural e muitos padeiros apaixonados pelo ofício, inspiração que fez com que ele decidisse trabalhar com pães. De volta ao Brasil, cursou panificação em escolas como a Levain, do chef Rogério Shimura, e Senai.

 

 

O que é o Fermentados Pães ?

É uma fabriqueta de pães que trabalha com fermentação natural e métodos tradicionais de produção. Todos os nossos pães são feitos da forma mais natural e artesanal possível. Não usamos aditivos e nem conservantes. A fermentação e o tempo são os nossos principais ingredientes.

Como surgiu a ideia de abrir a empresa?

Durante um curso de formação profissional sobre técnicas de panificação. Lá, aprendemos muitas coisas, mas o que mais nos chamou a atenção foi a fermentação natural. Com o passar dos dias, a vontade de trabalhar nesta área só aumentava e a ideia de negócio começou a surgir. Depois que acabou, em uma mesa de bar, tivemos a ideia de montar o negócio nos moldes que fazemos hoje.  

Vocês só usam fermentação natural. Por que?

O motivo da nossa escolha é  muito simples: qualidade. O retorno da produção artesanal de pães é um fenômeno mundial em que as pessoas estão buscando alimentos com mais  naturais, de produção local, se distanciando da produção industrial.

Quais as diferenças entre um pão feito dessa forma e com outros tipos de fermentos?

Eles são muito mais saborosos e saudáveis do que os pães produzidos na grande maioria das padarias e pela indústria. A técnica, agrega uma série de qualidades sensoriais como textura, aroma e sabor, além de qualidade nutricional. O fermento natural, também conhecido como “levain” ou “pasta madre”, é uma colônia viva de microorganismos composta por bactérias e leveduras. Muito diferente do fermento biológico encontrado no mercado que é composto apenas por leveduras Saccharomyces cerevisiae. A fermentação comercial pode oferecer praticidade, porém não consegue atingir o resultado com a mesma qualidade.

Que tipo de pães vocês fazem?

Fazemos uma variedade muito grande, desde os tradicionais como o de campanha, de centeio e ciabatta, até  receitas personalizadas.

E onde dá para comprar?

Por enquanto, fornecemos para bares e cafés e também trabalhamos com o sistema de fornadas semanais para quem quiser encomendar. Funciona assim: uma vez por semana divulgamos uma lista de pães nas nossas redes sociais. É só fazer o pedido que a gente entrega em casa. Além disso, participamos de feiras e eventos aqui na cidade mesmo.

CONTATO:
fermentadospaes@gmail.com
Instagram: @fermentadospaes
Facebook: /fermentados.paes

 

Fotos: Croc e Croc/Camila Rotta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *