Crumble Croc e Croc

Amo crumbles! Eles são muito versáteis e simples de fazer. Nunca conheci ninguém que não gostasse deles. Dá para fazer essa delícia com tudo quanto é tipo de fruta, mas o de maçã é um clássico. O da nossa receita ainda leva noz pecan – que tira o doce do lugar-comum –, e chocolate amargo, porque eu gosto que tenha mais cacau. Se quiser que fique mais suave e docinho, use o chocolate ao leite com uma concentração de até 40%, por exemplo.

crocecroc_crumble_4

Modo de preparo

  • Recheio

Lave as maçãs, divida-as ao meio e corte em fatias bem fininhas – é por isso que não precisa tirar a casca. Além disso, dá um colorido bem bonito. Coloque em um recipiente que possa ir ao forno e misture com os outros ingredientes. Deixe tudo pronto só a espera da  farofa delícia que vai por cima.

  • Farofa

Antes de mais nada, é importante que a manteiga esteja gelada. Em um bowl, misture os ingredientes, menos a noz pecan e o chocolate, e faça uma farofa com a ponta dos dedos. Tome cuidado para não amassar demais e virar uma massa compacta. Só então, misture delicadamente o chocolate e a noz pecan em pedaços.

  • Montagem

Coloque a mistura da farofa em cima das maçãs e leve ao forno pré-aquecido a 180º C por cerca de meia hora até dourar. Sirva na hora, sozinho ou com sorvete.

Atenção: Cuidado para não deixar as maçãs oxidarem. Caso demore até misturar os ingredientes, deixe as maçãs cortadas em um bowl com água ou com algumas gotinhas de suco de limão. Assim, elas ficam fresquinhas até a hora de usar.

 

Fotos: Vitor Jardim

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *