Croque madame ou monsieur?

Queijo, molho béchamel, brioche, presunto, queijo. Isto só pode ser francês! O post de hoje traz uma receita (ou melhor, duas!) clássica francesa que tem muita relação com o Croc e Croc. A diferença entre as duas, além do nome, é que o croque madame leva um ovo frito por cima. Já, o croque monsieur, é apenas gratinado.

Quando a gente pensa em receitas maravilhosas sempre vem em mente a dificuldade no preparo, a demora, os ingredientes mais caros e uma infinidade de coisas transformam a hora de fazer em  um problema na cozinha. Neste caso, a gente pode ter uma explosão de alegria gustativa em 10 minutos. É só ter os ingredientes à mão e um pouquinho de vontade de fazer algo muito gostoso, o que é bem fácil, não?

Por isso, tem tudo a ver com o Croc e Croc. Receitinha simples e emocionante elevada ao nível máximo. Como sempre, tudo depende da qualidade dos ingredientes. Não precisa ser o melhor e mais caro queijo gruyère, mas, só de não ser aquela mussarela sem graça do mercado já muda tudo! Além do mais, a gente pode usar os franceses como inspiração e mudar a receita. Por que não colocar um queijo brasileiro maravilhoso? Temos tantos. Em São Paulo existem algumas casas especializadas que são o paraíso pra quem chora de emoção com qualquer pedacinho de queijo do bom.

crocecroc_croquemme

Modo de preparo 

Croque monsieur

  • Molho bèchamel 

Pegue 1/4 de cebola e prenda nela uma folha de louro com um cravo-da-índia. Reserve.

Em uma panela, coloque a manteiga derreta em fogo baixo. Adicione a farinha e misture até virar uma pasta, mas sem deixar muito tempo. Adicione o leite frio e misture com um fouet. Adicione a cebola e mexa até engrossar e cozinhar a farinha. Não deve ficar muito líquido pois o molho precisa ficar em cima do pão. Se precisar, faça uma pastinha com manteiga e farinha (frias) e coloque no molho (quente) até engrossar. Se estiver muito grosso, é só colocar um pouquinho mais de leite.

Assim que ficar pronto, tire a cebola com a folha de louro e o cravo do molho e tempere com sal.

  • Montagem

Para montar o seu croque, faça um sanduíche. Espalhe um pouco do molho em um lado das duas fatias de brioche. Coloque umas duas fatias de presunto e duas de queijo. Por cima do sanduíche fechado coloque uma boa dose de molho bèchamel e queijo ralado. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC até gratinar e derreter o queijo de dentro.

Até esse ponto você já tem um croque monsieur!

Croque madame

Para o sanduíche virar um croque madame é só fritar um ovo e colocar por cima.

Para fazer o ovo bem bonito, pra deixar todo mundo com vontade, você deve usar uma panela antiaderente e colocar uma quantidade bem pequena de manteiga. Deixe o fogo o mais baixo possível. Coloque o ovo e em fogo baixo ele ficará pronto. Se a panela esquentar muito e ele começar a ficar com “bolinhas” na clara, tire um pouco do contato direto com a chama. A gema, nesse caso, fica bem molinha mesmo (uma delícia!), mas você pode tampar a panela para que o vapor ajude a cozinhar um pouco a gema, ou, caso queira a gema bem durinha, vire o ovo para ela cozinhar (mas aí ele não vai ficar tão bonito… e gostoso, na minha opinião).

Coloque o ovo por cima do croque monsieur gratinado. Voilá! Virou croque madame.

 

Fotos: Croc e Croc/Clarissa Luz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *