5 coisas que você nunca deve fazer na cozinha

Já chorou ao ver o suflê baixar sem dó? Ou deixou o caramelo virar açúcar queimado? Por mais que a gente siga certinho a receita, alguma coisa sempre pode dar errado. Veja o que você não pode fazer de jeito nenhum na hora de colocar a mão na massa.

1. Cortar o açúcar da receita do bolo

Achou que tá demais? Calma lá! Não adianta diminuir a quantidade e achar que vai dar certo. O açúcar é um ingrediente importantíssimo porque, além de dar sabor, é o responsável pela estrutura e a textura mais úmida do bolo.

 2. Não medir os ingredientes

Se a receita existe é porque alguém pensou direitinho em tudo que vai nela. Um pouco de leite a mais pode desandar a massa. Cinquenta gramas de farinha a menos parecem inofencivos, mas podem botar tudo a perder. Então, use o olhômetro para calcular só o que já sabe que vai dar certo. Dica: uma balança pode ser a sua melhor amiga nessas horas.

 3. Mexer o caramelo sem parar

Paciência é sempre uma virtude. E, na hora de preparar uma calda de caramelo, essa premissa é lei! Então, nada de mexer o açúcar. Isso só vai fazer com que ele cristalize. E o pior pode acontecer: um cristalzinho ficar grudado na parede da panela e queimar. Deixe lá paradinho e preste atenção na cor que tudo dá certo no final.

 4. Abrir o forno nos primeiros 15 minutos em que o bolo está assando

Neste momento, o bolo está crescendo, ou seja, está longe de ficar pronto então não tem nenhum motivo para abrir a porta do forno. Mas, se fizer isso, saiba que o ar quente vai se dispersar e a massa pode acabar murchando. Então, deixe ele lá quietinho, ok?

 5. Bater o bolo por muito tempo depois de colocar a farinha

Quando se está preparando um bolo com farinha de trigo, sempre é bom misturar os ingredientes o mínimo possível, só para incorporar a farinha. É que o glúten, que é o responsável pela elasticidade da massa, se desenvolve com a ação mecânica. Ou seja, se mexer muito o bolo vai ficar abatumado, parecendo massa de pão.

Foto: Croc & Croc/Camila Rotta

Produção: Croc & Croc/Clarissa Luz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *